terça-feira, 6 de agosto de 2013

Semana Mundial do Aleitamento Materno


Ministério da Saúde lança Campanha da Amamentação 2013





Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno e dar à mulher o apoio necessário nesse momento delicado, a campanha traz o slogan "Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você"


O Ministério da Saúde lançou oficialmente, nesta quinta (1o), em Brasília, a Campanha da Amamentação. Realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), este ano a campanha traz o slogan Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você. O lançamento faz parte das ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que começou nesta quinta e vai até dia 7 de agosto.
A ação pretende destacar a importância da capacitação de profissionais para atender mães em todo Brasil e garantir o aleitamento até os 2 anos. Ela tem como padrinhos o ator Marcelo Serrado e a esposa, Roberta Rodrigues, pais dos gêmeos Guilherme e Felipe, nascidos em abril (foto acima).

“A campanha passa a mensagem que a mulher precisa de apoio para o aleitamento e, para isso, precisamos mobilizar a família e os profissionais de saúde. O aleitamento materno não se reflete somente na saúde na infância, mas também na fase adulta desta criança, pois a amamentação reduz riscos de obesidade e pressão alta,” destacou o coordenador da Área de Saúde da Criança, Paulo Bonilha durante o lançamento em Brasília. O evento foi realizado numa sala de cinema com exibição para mães dentro do projeto Cinematerna.
De acordo com a última pesquisa do Ministério da Saúde, de 2009, 41% das crianças menores de seis meses recebem exclusivamente leite materno e 67% mamam na primeira hora de vida. O tempo médio de aleitamento materno aumentou um mês e meio de 1999 a 2008, passando de 296 para 342 dias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e a amamentação complementar até os 2 anos.

Entre as estratégias do governo brasileiro para incentivar a amamentação estão ações na Rede Cegonha e nos bancos de leite. O Ministério da Saúde certifica hospitais na Iniciativa Hospital Amigo da Criança, cujo objetivo é cumprir os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. Recentemente, foi criado o programa Cuidado Amigo da Mãe. Hoje, o Brasil possui 315 hospitais credenciados espalhados por todos os estados. A duração média do Aleitamento Materno Exclusivo em crianças que nasceram em Hospital Amigo da Criança é de 60,2 dias, contra 48,1 dias em crianças que nasceram em unidades não habilitadas.

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano auxilia mulheres a seguirem amamentando seus filhos com doações de voluntárias. Em 2013, o Ministério da Saúde promete investir R$ 7 milhões em procedimentos realizados pela rede. Outros R$ 746 mil devem ser utilizados para a construção de cinco novos bancos de leite e R$ 3,9 milhões para a reforma de 53 unidades.
A amamentação exclusiva é a estratégia mais eficaz na redução da mortalidade infantil. Estima-se que ações de promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável sejam capazes de diminuir, respectivamente, em até 13% e 6% a ocorrência de mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo.



Uma de nossas puérperas amamentando o seu bebê




Esse evento foi feito e acompanhado pela equipe do NASF, que é o núcleo de apoio a saúde da família





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