domingo, 1 de setembro de 2013

Jornada Mundial da Juventude!

Ministério faz balanço das ações durante evento


As ações envolveram governo federal, estado e municípios. Foram realizados 4.780 atendimentos durante a Jornada Mundial da Juventude que reuniu cerca de 3 milhões de pessoas no Rio de Janeiro
O Ministério da Saúde concluiu o balanço das ações de saúde realizadas durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) sediada, no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho. Durante o evento, que reuniu cerca de 3 milhões de pessoas, foram contabilizados 4.780 atendimentos médicos. Destes, menos de 2% desses casos (84) necessitaram de transferências para as unidades da rede municipal de saúde. Entre as principais causas relatadas estavam o mal-estar geral, crises de asma, hipertensão (em idosos), vômito, diarreia, dor lombar e cansaço.
Todas as ocorrências de saúde foram monitoradas pelos Centros Integrados de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) Nacional e Regional (composto por municípios e estado do Rio), com o objetivo de acompanhar os casos e possibilitar a tomada de decisões rápidas com respostas qualificadas às mais variadas ocorrências. Também foi criado um CIOCS em Aparecida do Norte, São Paulo, nos dias 26 e 27 de julho, para acompanhar os fiéis durante a passagem do Papa Francisco. Todas as ações foram acompanhadas em tempo real garantindo a agilidade em todo o processo.
“A Jornada Mundial da Juventude foi um evento de muita complexidade que demandou um trabalho intenso das equipes de vigilância e assistência. A cada evento que participamos, damos mais um passo em direção à excelência no atendimento da brasileiros e estrangeiros que visitarão o Brasil durante os grandes eventos esperados para os próximos anos”, avaliou o secretário-executivo adjunto, Adail Rollo.
Outra ação importante realizada pelo Ministério foi o envio de 20 profissionais da Força Nacional do SUS (FN-SUS) para auxiliar nas atividades de saúde desenvolvidas pelos gestores locais. Além desses profissionais, 14 técnicos do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se juntaram  ao CIOCS no Rio de Janeiro para atuar conjuntamente com as equipes das secretarias estadual e municipais. Para a JMJ, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro montou 11 Postos de Atendimento e mobilizados 240 profissionais de saúde, divididos em: 103 médicos, 35 enfermeiros e 102 técnicos de enfermagem. Além disso, foram disponibilizados para o evento, 79 leitos e 60 ambulâncias.
VIGILÂNCIA – A Anvisa também participou das ações de saúde, reforçando o trabalho em portos, aeroportos e fronteiras para fiscalizar a entrada de alimentos e medicamentos no país. Os profissionais da Anvisa passaram aos visitantes orientações sobre consumos de alimentos e bebidas de forma saudável, vacinas necessárias, prevenção de acidentes, entre outras.
A Anvisa também enviou  cinco  profissionais para compor as equipes que atuaram nos CIOCS nacional e regional. Os representantes auxiliaram, ainda, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro na fiscalização da venda de alimentos e serviços de saúde nos locais de grande concentração de fiéis, como a praia de Copacabana.
AÇÕES – O Ministério da Saúde articulou durante um ano com as secretarias estaduais e municipais a organização das ações para assistência e garantia de acesso à rede para os fieis em todas as situações de urgência ocorridas durante a JMJ. Foram elaborados Planos de Contingência unificados, com matriz de responsabilidades nas três esferas de gestão, incluindo a preparação da Rede Hospitalar e de Urgência (SAMU e UPA), Hospitais de Campanhas em pontos estratégicos, assim como a garantia de acolhimento a todos os pacientes atendidos nas fases pré, durante e pós-evento.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Carlos Sampaio Correia, S/N - Senador Camará

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3463-0644

rafael. Tecnologia do Blogger.